• ICMBio Noronha

Fundaj lança nova turma do Curso para Condutores de Visitantes da Ilha de Fernando de Noronha

O curso é exclusivo para moradores do arquipélago e as aulas vão de 22 de agosto a 4 de novembro



Foto: arquivo ICMBio

Fundação Joaquim Nabuco e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) seguem com a parceria para capacitar os moradores da Ilha de Fernando de Noronha a receberem turistas na região e colaborarem em conjunto com a preservação da fauna e flora do arquipélago pernambucano.

A turma do segundo semestre do Curso de Capacitação para Condutores de Visitantes da Ilha de Fernando de Noronha, realizada por meio da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundaj, vai disponibilizar 40 vagas - sendo 20 delas para homens e outras 20 para mulheres. As inscrições poderão ser feitas de 11 a 29 de julho. Os interessados devem ser residentes da Ilha, ter ensino médio completo e mais de 18 anos.


As temáticas do curso, que serão divididas em cinco módulos, abordam desde as práticas de primeiros socorros, as bases legislativas do turismo, a história da ilha, até uma introdução sobre gestão ambiental e do idioma inglês. As aulas iniciam no dia 22 de agosto e vão até o dia 4 de novembro de 2022 - com carga horária de 150 horas/aula e entrega de certificado de conclusão. “Essas aulas são muito importantes porque, além de trabalhar a preservação do patrimônio natural da humanidade, com a compreensão da história de 500 anos da ilha, os novos alunos aprendem a responsabilidade de conduzir bem o turismo. Quem visita a ilha precisa ser informado e alertado para a educação ambiental”, explica a professora e coordenadora pedagógica do curso Andréa Berenguer.


Ela será responsável por ministrar o primeiro módulo junto com analistas do ICMBio Noronha. Já o módulo dedicado à história da ilha será ministrado pela historiadora e moradora Grazielle Rodrigues. O segundo módulo contará com as orientações do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Nas aulas seguintes, a professora Andréa Berenguer apresenta o tema Inovação e Marketing e posteriormente os estudantes também vão ser introduzidos ao idioma inglês, no último módulo.


A lista com a divulgação dos selecionados será divulgada no dia 12 de agosto e é importante destacar que as pessoas selecionadas só serão matriculadas no curso, após o envio do Termo de Responsabilidade assinado. Os inscritos vão receber o documento por e-mail, posteriormente.

As aulas teóricas da capacitação acontecerão no auditório do Centro de Visitantes do ICMBio, de segunda a sexta, das 19h às 23h. Já as práticas serão informadas durante o curso. Para se inscrever, basta preencher o formulário e enviar a documentação, por meio do link: https://bit.ly/3yAAHuB

Inscreva-se


Confira programação completa:


Curso de Capacitação para Condutores de Visitantes da Ilha de Fernando de Noronha


1º Módulo: 22 a 30 de agosto de 2022


Aulas teóricas: 22, 23, 24, 25, 26 de agosto

Aulas práticas: 29 e 30 de agosto (período diurno)

Avaliação do módulo: 30 de agosto (período noturno)


*Módulo História da Ilha: 30 de agosto a 05 de setembro de 2022


Aulas teóricas: 30 e 31 de agosto, e dias 01, 02 e 05 de setembro

Aulas práticas: 02 e 05 de setembro (período diurno).


2º Módulo: 19 a 30 de setembro de 2022


3º Módulo: 12 a 16 de setembro de 2022


4º Módulo: 24 de outubro a 4 de novembro de 2022


Atenção:

Horário das aulas teóricas: segunda a sexta das 19h às 23h

Horário das aulas teóricas do Módulo História da Ilha: segunda a sexta das 19h às 21h30

Horário das aulas práticas: manhã ou tarde (a ser definido de acordo com a tábua de maré e condições meteorológicas. Informaremos com antecedência)

Local da aulas teóricas: Auditório do Centro de Visitantes do ICMBio - Fernando de Noronha




Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha