• ICMBio Noronha

ICMBio inicia ajustes na Baía dos Porcos para reabertura em agosto

O estudo geológico começou no final de abril e já teve duas etapas, incluindo a Praia do Sancho e a Baía dos Porcos



Foto: Ion David

A visitação na Baía dos Porcos — um dos principais cartões postais da Ilha — vai mudar. Atualmente a Baía está fechada por conta da recente manutenção de risco geológico realizada no local. Durante o trabalho de manutenção nas encostas, que visa reduzir o risco de acidentes com pedras soltas, foi identificada instabilidade em um trecho da trilha, logo na entrada da Baía.


O ICMBio deu início aos ajustes para garantir a visitação ao local, estudando as alternativas para pedestres e banhistas, e prevê a reabertura da praia em meados de agosto. O mirante, no início da trilha, continua aberto.


Importância do trabalho


O intemperismo comum em Noronha (chuva, tempo seco e sol frequente) provoca, naturalmente, as fraturas nas rochas, o que merece maior atenção dos turistas. "É importante respeitar todas as placas dizendo que há risco de desmoronamento e desabamentos, porque são estes os lugares com maiores riscos", orienta Joana Sanchez, geóloga que coordena a equipe do estudo.


Estudo geológico


O estudo geológico, aliado à manutenção preventiva, começou no final de abril e já teve duas etapas, incluindo a Praia do Sancho e a Baía dos Porcos. O grupo de especialistas responsável pelo projeto tem experiência em mapeamentos geológicos em locais de alta visitação, como a Chapada dos Veadeiros. Além de Joana Sanchez (UFG), especialista em patrimônio geológico, o trabalho conta com a supervisão de Fábio Reis, que é geotecnista e especialista em desastres naturais,da Universidade do Estado de São Paulo - UNESP, além do apoio de dois melhores canionistas do país: Ion Davi e Humberto Medaglia, que também são autorizados a ministrar cursos, pela experiência que têm.


O estudo terá continuidade em Noronha ainda este ano, incluindo a capacitação de agentes locais.



Foto: Ion David


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha