Estudos indicaram medidas para mitigar acidentes em áreas naturais com maior concentração de risco.
Desde o início do ano, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha vem recebendo melhorias de sinalização e segurança. Entre os trabalhos desenvolvidos, destacam-se a Baía do Sueste e a Baía dos Porcos, que tiveram a visitação parcialmente interrompida. Com o ambiente preservado e selvagem, a suspensão foi necessária para estudos de mitigação de acidentes envolvendo turistas.
Para redução de acidentes envolvendo animais marinhos e turistas, o PIC – Ponto de Informação e Controle do Sueste está sendo reformado para receber equipamento audiovisual que garanta a exibição e vídeo orientativo obrigatório aos visitantes. A sinalização foi reforçada foram implantadas novas exigências para o mergulho livre. Veja como está o funcionamento:
SUESTE:
PIC aberto das 9h às 17h;
Praia aberta das 9h às 16h;
Obrigatório vídeo orientativo ou palestra com monitores;
Faixa de areia liberada;
Banho na área central proibido;
Faixa à direita da baía liberada para flutuação e mergulho, conforme regras vigentes;
Visitante: avalie as condições do ambiente e seus limites pessoais.
Obs: Medidas de segurança imediatas serão tomadas, fechando a praia, caso seja comprovado alto risco de mergulho (durante chuva forte, ou deságue do mangue que provoque alta turbidez).
Já na Baía dos Porcos, o risco é geológico. Trechos da encosta apresentam desgaste natural, e risco de deslizamento de blocos. Foi feita a manutenção preventiva no local, mas o solo não chegou à estabilização. Para aumentar a segurança dos visitantes, foram estabelecidas novas normas:
BAÍA DOS PORCOS:
Aberta para acesso via mergulho livre;
Respeite a sinalização local, evitando permanecer próximo à encosta;
Visitação restrita ao horário da maré baixa;
Monitor presente diariamente;
Ainda neste mês tem início o teste de reabertura da trilha pelas pedras, com uso de capacete.
O chefe do setor de Uso Público da unidade, Rafael Costa, ressalta que “a intenção do ICMBio é garantir uma boa experiência do visitante atrelada a uma redução de alguns riscos, os quais existem em ambientes naturais”.
Confira abaixo o vídeo orientativo obrigatório aos visitantes do Sueste: