A Associação reúne profissionais que atuam com passeios de ilha tour.
![](https://static.wixstatic.com/media/2b2627_e54390efd94943458424fb63f68c7eaa~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2b2627_e54390efd94943458424fb63f68c7eaa~mv2.jpeg)
Na última quinta-feira (02), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha se reuniu com a nova Associação de guias e condutores de ilha tour, a AGIFEN. Este foi o primeiro encontro com a organização formalizada, que já conta com vários associados.
Para o analista ambiental e coordenador do setor do uso público do ICMBio, Rafael Costa, iniciativas de associações são relevantes para a aproximação da instituição com quem atua em Noronha. “A gente fica bem feliz com esse tipo de organização. Facilita muito a comunicação do Instituto com os profissionais que fazem um trabalho importantíssimo na ilha, atuando diretamente com os visitantes e sendo agentes que transmitem conhecimento”, pontua Rafael. O presidente da AGIFEN, Rafael Robles, também considera positivo o diálogo com o Instituto. “Desde o primeiro contato, o ICMBio Noronha se mostrou aberto a nos ouvir e trabalhar junto em prol da ilha. A partir de uma associação é mais fácil levar as demandas e mostrar o que precisa de ajuste no trabalho com o visitante”, opina Robles.
Além da aproximação entre as entidades, o encontro serviu para esclarecer questões sobre a gestão e regras das unidades de conservação. “Os profissionais trouxeram necessidades que nem sempre ficam explícitas para a gestão do Instituto. Da mesma forma, foi um momento para esclarecer pontos sobre regras e diretrizes das unidades, como, por exemplo, a concessão do Parque Nacional”, explica o chefe do Uso Público. Durante o encontro também foram discutidas questões de infraestrutura e segurança da Baía dos Porcos e Praia do Sancho e atendimentos de Posto de Informação e Controle (PICs).
As reuniões devem continuar ocorrendo a cada dois meses e as pautas irem avançando conforme as prioridades estabelecidas. Também há a proposta que a nova associação integre, futuramente, o Conselho Consultivo APA/Parque, espaço de participação já estabelecido da Ilha.