top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

Mutirão de manejo das especies cipó chumbo e lírio aranha é realizado nesta sexta-feira (26), no Mangue do Sueste

As espécies são exóticas invasoras e prejudicam o ecossistema de Fernando de Noronha


Foto: Victória Nascimento


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha vai realizar um mutirão de limpeza para retirada das espécies exóticas invasoras lírio aranha (Hymenocallis sp.) e cipó chumbo (Cuscuta sp.), no Mangue da Praia do Sueste. O evento está agendado para sexta-feira, 26, a partir das 8h30.


A Baía do Sueste abriga o único manguezal em ilhas oceânicas de todo o Atlântico Sul. Todo o esforço para remoção das plantas faz parte do trabalho de conservação do ecossistema local. A atividade será promovida pela equipe de pesquisa da flora do ICMBio-FN, que conta a participação da comunidade.


Para garantir sua segurança e conforto durante o mutirão, os participantes devem levar água, chapéu e repelente. Além disso, é recomendado o uso de calça e sapato fechado. Esses equipamentos são essenciais para lidar com a vegetação densa do mangue e para proteger contra possíveis picadas de insetos.


Além de reduzir a presença das invasoras, o objetivo do mutirão é conscientizar a comunidade sobre os prejuízos dessas espécies exóticas para a biodiversidade do Arquipélago de Fernando de Noronha.





Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha






Comentarios


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page