top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

Parceiros pela conservação: Lisandro Almeida / 21k Noronha

Parceria entre ICMBio e empresário está recuperando a vegetação nativa em um trecho da praia da conceição

Foto: Rihel Venuto

Colier - Pousada do Vale, Lisandro - 21K, Rosana Camilo - ICMBio, e Maíra - 21K.

O ano de 2022 se encerra com o andamento de um projeto inspirador em Fernando de Noronha, provando a força do trabalho coletivo: Uma parceria público-privada está restaurando uma faixa de terra aos pés do morro do Pico, na Praia da Conceição - um dos principais cartões-postais da Ilha.

A ideia surgiu por parte da equipe da Corrida 21K Noronha, através de Lisandro Almeida, empreendedor e morador da Ilha. "A ideia era deixar um legado na Ilha não só esportivo, mas tentar perpetuar o nosso nome de uma forma diferente; e pensando no que poderia ser melhor, a gente resolveu trabalhar com a flora, que é uma das áreas mais prejudicadas na Ilha" - destaca Lisandro, que também é biólogo e desde que veio morar em Noronha se preocupa com a conservação local.


O ICMBio acolheu a iniciativa e apresentou o projeto de restauração ecológica para o local, composto por um protocolo já em prática em outras áreas da ilha. Inicia-se com técnicas de controle da árvore exótica e invasora Leucaena leucocephala, conhecida como linhaça - que prejudica o ecossistema insular e interfere no equilíbrio ambiental, podendo levar, inclusive, à extinção de espécies nativas e endêmicas de plantas e mesmo animais, já que flora e fauna estão diretamente associadas por suas relações ecológicas.

O passo a passo, que tem como responsável a cientista ambiental Rosana Andrade, implementa o controle mecânico e químico da linhaça e outras invasoras presentes na área, e segue para a reintrodução de espécies nativas. É justamente nesse ponto que outro parceiro foi fundamental para a ação - a pousada do Vale, que segue produzindo mudas para a área.

Com o terreno preparado, a ação de plantio inicial aconteceu no dia 04 de dezembro, dia seguinte ao da corrida, e contou com a ajuda dos corredores da 21K e da própria população da Ilha. "Fiquei super emocionado em acompanhar de perto esse projeto, em ver tanta gente da corrida querendo plantar sua árvore, e tanta gente da Ilha vindo participar da parte ecológica, dá motivação para fazer cada vez mais" - destaca Lisandro.


O empresário e a equipe da flora do ICMBio revelam a expectativa em torno da ideia de que esse movimento lançado pela corrida 21K seja replicado por outras empresas e ações que venham acontecer na ilha, para que possam deixar algum legado também. Lisandro se diz um agregador, por estar trabalhando no mercado esportivo e no mercado corporativo, e que age para trazer pessoas com um pensamento lúcido, refletindo sobre o meio ambiente, para colaborar com o pensamento executivo das equipes de Fernando de Noronha.


No início das chuvas, haverá novas ações na área, dessa vez implementando também outros métodos de restauração ecológica, tais como a semeadura direta e a estaquia. Até lá, o ICMBio segue fazendo o monitoramento e o manejo necessários.

Toda a ação conta também com a parceria da AGUAMA - Agência de Gestão Ambiental e Marketing e com o apoio da Empresa Universo.



Confira a galeria de fotos:


Por Clarissa Paiva - comunicação ICMBio Noronha












Comments


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page