top of page
  • Foto do escritorICMBio Noronha

Pesquisadores realizam pesquisa sobre comportamento do Octopus Isularis em Noronha

Como resultado inicial foram descobertos dois novos padrões corporais em polvos desta espécie


Foto: Rodhri Hall

Em setembro, pesquisadores dos projetos Outras Mentes e Cephalopoda estiveram na Ilha para realização da pesquisa de Doutorado da Michaella Andrade, pela Universidade Federal do ABC, com o objetivo entender mais sobre o comportamento, emoções e possíveis personalidades da espécie Octopus insularis, presente na região.


Para coleta de dados, foi utilizada uma metodologia com testes minimamente invasivos, mostrando diferentes objetos para os polvos e as reações comportamentais foram filmadas para análise posterior.


Foto: Michaella Andrade


Um trabalho científico foi publicado com resultados prévios de parte dessa pesquisa, com parâmetros que podem ser usados para avaliar a saúde e o bem-estar dos polvos. Este foi o primeiro estudo a identificar alguns critérios que podem ser usados para avaliar de forma não invasiva o bem-estar negativo de Octopus insularis na natureza.


Foram descobertos dois novos padrões corporais nesses animais - um flash branco na parte inferior olhos, indicando possível reação a estresse e o padrão corporal meio a meio manchado, onde o animal fica metade de uma coloração e metade de outra e o lado que está com pequenas manchas circulares brancas é direcionado a peixes territorialistas que perseguem os polvos e os atacam.


Foto: Michaella Andrade


Os registros das imagens estão sob licença para pesquisas científicas SisBio - ICMBIO e foram realizados dentro dos locais permitidos. Agradecimentos: Projeto @Darwin200_, em parceria com o @projeto_cephalopoda, LAMECE e Darwin Líder @IslaRichards.


Por Mariana Macedo Botão - voluntária comunicação ICMBio Noronha






Comments


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page