“Compromisso compartilhado: todos por menos lixo” é o tema do evento
Fotos: Luiza Ramos
A tradicional Semana do Meio Ambiente de Fernando de Noronha teve início, nesta terça-feira (4), no Porto de Santo Antônio. A abertura foi marcada com uma exposição sobre lixo oceanico, mutirão subaquático e limpeza da praia, que recolheu 3.260 quilos de resíduos. Alunos do 5º ano da Escola Arquipélago - EREM participaram dessa ação, que também integra as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação do evento segue até o próximo sábado, 8 de junho.
Organizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio-FN), Administração de Fernando de Noronha e outros projetos, o evento deste ano adota o tema “Compromisso compartilhado: todos por menos lixo”.
A Chefe do ICMBio de Fernando de Noronha, Lilian Hangae, ressaltou a importância da cooperação entre os órgãos da ilha: “Como toda ilha é protegida, é importante que todos os órgãos trabalhem juntos. A gente parou para pensar nessa Semana do Meio Ambiente com ações voltadas para a comunidade”, disse.
As atividades programadas têm como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de reduzir a produção de lixo, beneficiando tanto a ilha quanto seus habitantes. Marcos Aurélio, conhecido como Maguinho coordenador da área temática de educação ambiental do ICMBio, enfatizou a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente. “É um dia em que o mundo tem que parar para refletir. Olhar para sua conduta ambiental, sua postura e sua relação com todos os seres que estão ao seu redor. É uma oportunidade para pensar sobre como estamos cuidando da nossa casa, o planeta Terra, e qual a contribuição que estamos dando para o bem-estar e o equilíbrio ambiental, para que gerações futuras também tenham essa oportunidade”.
A agenda inclui oficinas, atividades escolares e na creche Bem-Me-Quer e painéis temáticos. Além disso, estão programadas expedições para a Ilha Rata, segunda maior ilha do arquipélago de Fernando de Noronha.
“A Ilha Rata preenche um capítulo importantíssimo da história de Fernando de Noronha. Os historiadores relatam que foi o primeiro lugar do arquipélago que o homem colocou o pé, no ano de 1503, a data oficial do descobrimento da ilha. Além de todo o processo antrópico, de exploração e ocupação, a Ilha Rata tem detalhes da história da ilha que precisam ser repassados para nossa comunidade, e essa semana damos a oportunidade para que as pessoas conheçam a Ilha Rata, por isso é um ponto alto da nossa Semana do Meio Ambiente, e a expectativa é muito grande, pois o acesso não é livre”, ressaltou
A Semana do Meio Ambiente em Fernando de Noronha promete ser uma celebração educativa e envolvente, onde todos, desde crianças até adultos, poderão participar de atividades que não só enriquecem o conhecimento sobre sustentabilidade, mas também fomentam um compromisso ativo com a conservação do meio ambiente. Fique por dentro da programação e participe!
Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha
e Luiza Ramos Franciscato - voluntária comunicação ICMBio Noronha
Comments