• ICMBio Noronha

Tubarões de Noronha são foco de campanha da Sea Shepherd


FOTO: Fábio Borges
FOTO: Fábio Borges

Nesta quinta-feira (14/07), dia mundial de Dia Mundial de Conscientização sobre Tubarões e Raias, a Sea Shepherd lançou, no Brasil, a campanha Shark Defense, que protege tubarões em diversas partes do mundo, e agora foca na defesa dos tubarões também em Fernando de Noronha.


A organização quer promover atividades educativas que estimulem a discussão aberta ao público geral sobre o real impacto de incidentes com tubarões e ações de mitigação de fato eficazes. A campanha quer ainda esclarecer sobre a importância dos tubarões para o ambiente marinho, bem como a importância do Arquipélago para a conservação dos tubarões.


Foram anunciados cursos de capacitação para condutores, produção e exibição de documentário, conteúdo informativo e material educativo, palestras, webinars e workshops remotos e presenciais.


FOTO: Fábio Borges
FOTO: Fábio Borges

Ao ICMBio, a Sea Shepherd Brasil propôs a médio prazo a condução de um estudo científico para investigar e monitorar a distribuição e abundância de tubarões no arquipélago e arredores, assim como a consideração de obter uma área mais extensa de refúgio para estes animais.


O órgão, que já atende à demanda de representantes locais que pedem o estudo de manejo do tubarão tigre, indicou apoio à realização de uma pesquisa social em nível local com residentes e turistas, para entender a percepção dos brasileiros sobre os tubarões, e quais medidas mitigadoras são defendidas.


Resultados preliminares de pesquisa social em nível nacional realizada em parceria com a HSR Specialist Researchers em julho de 2022 revelou que 95% dos brasileiros rejeitam o abate de tubarões como solução para evitar incidentes na ilha, quando deparamos com outras alternativas. Por outro lado, 62% dos brasileiros apoiam educar os turistas e 59% apoiam o monitoramento de praias com uso de drones e câmeras como medidas aceitas para evitar mais incidentes.


Saiba mais: www.seashepherd.org.br

FOTO: Fábio Borges
FOTO: Fábio Borges


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha