CAPA VOLUNTARIADO_SITE NORONHA.png
barra site noronha.png

VOLUNTARIADO

Voluntariado ICMBio_Site Noronha.png

INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE VOLUNTARIADO DO ICMBio EM FERNANDO DE NORONHA

VOLUNTARIADO NO ICMBio NORONHA

O programa de voluntariado está pautado pelo Decreto Presidencial nº 4.519 de 13 de dezembro de 2002, no âmbito do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pela Instrução Normativa nº 03 de 02 de setembro de 2009.

EXCLAMAÇÃO SITE NORONHA.png

Atualmente, existem 132 unidades operacionais brasileiras que realizam programa de voluntariado. O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é uma delas.

O Programa de Voluntariado do ICMBio tem o propósito de promover o engajamento da sociedade na conservação da biodiversidade por meio da ação voluntária e do reconhecimento público dessa contribuição.

Como se cadastrar?

Para se inscrever no Programa de Voluntariado do ICMBio Noronha é preciso se cadastrar no Sistema do Programa de Voluntariado. Durante o cadastro é possível selecionar as Unidades que você tem interesse em trabalhar, assim como acessar as Chamadas Abertas pelo Brasil. 

Quanto tempo dura?

O Programa de Voluntariado no ICMBio Noronha tem duração mínima de 3 (três) meses. 

Faixa Voluntario_Site Noronha.png

Como funciona?

O Programa de Voluntariado do ICMBio Noronha recebe pessoas do Brasil todo. Cada um dos participantes irá trabalhar majoritariamente em uma área temática específica, de acordo com as experiências e o perfil apresentado. Essas áreas incluem visitação, pesquisa científica, comunicação, entre outras, e são definidas durante o processo de seleção. Apesar disso, vale lembrar que a transição e participação em atividades de outras áreas é de extrema importância e pode acontecer diversas vezes no decorrer do Programa.

A carga horária é de 40 horas semanais distribuídas em seis dias dentro de uma escala de trabalho, com um dia de folga por semana. Além disso, todos os voluntários dedicam algumas horas para atividades internas do alojamento como: almoço, organização da cozinha, manutenção, limpeza e apoio em eventos. 

Quais os meus deveres, como participante?

Os selecionados para participar do Programa de Voluntariado no ICMBio Noronha precisam:

  • Arcar com os custos de passagem do local de origem até Recife ou Natal;

  • Saber conviver em grupo;

  • Ter comprometimento com as atividades assumidas;

  • Exercer a pontualidade e a pró-atividade;

  • Zelar pela segurança pessoal, da equipe, dos equipamentos, do alojamento e dos materiais disponibilizados;

  • Respeitar as regras de uso dos alojamentos institucionais.

Quais as contrapartidas do ICMBio?

Durante a sua participação no Programa de Voluntariado no ICMBio Noronha, o órgão oferece:

  • Alojamento compartilhado (3 a 4 pessoas por quarto), masculino ou feminino, com banheiro, frigobar e ar condicionado. É importante ressaltar que algumas das instalações são antigas, simples e não luxuosas;

  • Alimentação completa e cozinha compartilhada;

  • Custeio do trecho aéreo entre Recife ou Natal até Fernando de Noronha, ida e volta;

  • Isenção da Taxa de Preservação Ambiental (TPA - taxa diária cobrada pelo Governo do Estado de Pernambuco) durante o período de desenvolvimento das atividades.