MARE.jpeg
barra site noronha.png

TÁBUA DE MARÉ

Fernando de Noronha - Tábua de Maré Imagem  - Site Noronha

COMO LER UMA
TÁBUA DE MARÉ

Passo a Passo

Fernando de Noronha - Tópico Ícone - Site Noronha

Passo 1

Entenda o que é maré:

"Maré é o nome dado às oscilações verticais periódicas do nível do mar, resultantes da atração gravitacional exercida pela Lua sobre a Terra e, em menor escala, da atração gravitacional exercida pelo Sol sobre a Terra. (...) As marés são as ondas mais longas do oceano, possuem períodos de 12 e 24 horas e comprimentos de onda que podem alcançar a circunferência do Equador.

As águas normalmente sobem e descem uma ou duas vezes por dia, em regimes de maré que podem ser diurnos ou semi-diurnos".

(Portal Educação)

Fernando de Noronha - Tópico Ícone - Site Noronha

Passo 2

Regime de maré em Fernando de Noronha:

O regime de maré no Arquipélago de Fernando de Noronha segue um regime semi-diurno. Isso quer dizer que, durante o dia a maré alcança quatro picos: um alto, um baixo + um alto, um baixo.

Os atrativos com piscinas naturais só funcionam durante a janela de maré baixa, duas horas antes e duras horas depois do pico. Porém, mesmo com dois picos baixos em um dia, só é possível ter um horário de abertura das piscinas, já que um desses picos será fora do horário de funcionamento do Parque. Muita informação? Calma, dê uma olhada na tábua de maré que você vai entender melhor.

Fernando de Noronha - Topico Ícone - Site Noronha

Passo 3

Conheça uma tábua de maré:

Abaixo você consegue ver a tábua de maré da Ilha de Fernando de Noronha para os meses de setembro a dezembro do ano de 2020:

Fernando de Noronha - Tábua de Maré Imagem - Site Noronha
EXCLAMAÇÃO SITE NORONHA.png

Vamos olhar estes números mais de perto

Fernando de Noronha - Tábua de Maré - Site Noronha
Fernando de Noronha - Seta Ícone - Site Noronha

Como ler esses números?

Fernando de Noronha - Tábua de Maré Imagem - Site Noronha

Na primeira coluna, em negrito, você vê o dia da semana: 01 TER | terça-feira, dia primeiro de dezembro.
Na
segunda coluna você vê os horários dos picos de maré: na terça-feira, o primeiro pico é as 0517, ou seja, 05h17min. 
Na
terceira coluna você vê a amplitude daquele pico de maré: às 05h17 a amplitude de maré será de 2.2 m. 

Ou seja, na TER 01 de dezembro, os picos de maré alta são de 2.2 e de 2.4 e os picos de maré baixa são de 0.4 e 0.3. Quanto menor o número da maré baixa, mais seca a maré está, e mais piscinas naturais estão visíveis. 

Fernando de Noronha - Topico Ícone - Site Noronha

Passo 4

Entenda os horários dos atrativos que você quer visitar: 

Os atrativos que exigem agendamento prévio são atrativos com piscinas naturais e limite de pessoas por dia. O horário de funcionamento deles é limitado ao horário da maré baixa. 

A piscina da Atalaia, por exemplo, funciona por duas horas antes e duas horas depois do pico da maré baixa. Ou seja, na terça-feira, dia 01 de dezembro (mostrado no exemplo acima), os dois picos de maré baixa são às 11h26 e às 23h45. Durante o último horário o Parque está fechado, então o funcionamento será com o pico das 11h26, podendo encaixar grupos de visitação das 9h26 às 13h26. 

Além dos atrativos que exigem agendamento prévio, algumas praias da Área de Proteção Ambiental também oferecem piscinas naturais para visitação livre. Basta se atentar aos picos da maré baixa e visitá-las.

É recomendado que você fique atento às orientações de pessoas da ilha e reconheça seus limites pessoais. Todos os pontos estão sujeitos às intempéries naturais.

Fernando de Noronha - Foto Praia Boldró - Site Noronha

​Piscina natural na Praia do Boldró durante a maré seca

Fernando de Noronha - Seta Ícone - Site Noronha
Fernando de Noronha - Topico Ícone - Site Noronha

Dica

Consulte a tábua de maré da sua região:

As tábuas de marés das regiões brasileiras são disponibilizadas pelo Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil. Você pode consultar cada uma das regiões contempladas e baixar a ficha em PDF da região de seu interesse.