Fernando de Noronha - Ingressos Botão - Site Noronha
Fernando de Noronha - Cancelamento de Ingresso Botão - Site Noronha
CAPA VISITAÇÃO_SITE NORONHA.png
barra site noronha.png

VISITAção

Fernando de Noronha - Visitante Imagem - Site Noronha

ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES AOS VISITANTES DO ARQUIPÉLAGO

O arquipélago de Fernando de Noronha é composto por duas Unidades de Conservação: o Parque Nacional Marinho e a Área de Proteção Ambiental (APA).

Fernando de Noronha - Exclamação Ícone - Site Noronha

Leia atentamente cada um dos tópicos e atente-se às placas quando estiver explorando a ilha.

Faixa Fotos Visitante_Site Noronha.png

Ingresso

Onde e como comprar?

PRESENCIAL: a compra do ingresso para o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha pode ser feita na bilheteria do Centro de Visitantes:

Centro de Visitantes | Boldró, das 8h às 19h

 

ONLINE: Você também pode realizar a compra online do ingresso e acessar as áreas do Parque com o QR code gerado após a compra.

 

O ingresso terá validade de 10 (dez) dias após a compra física (Portaria do Ministério do Meio Ambiente 615/2021) e no caso das compras online, será solicitada sua previsão de viagem ao realizar o cadastro no site, para início da contagem do prazo de validade de 10 (dez) dias. 

 

Caso seu voo mude de data, não se preocupe, é possível resolver isso na bilheteria ou entrando em contato com o e-mail: atendimento@parnanoronha.com.br

Qual é o valor?

Para o público geral o ingresso tem o valor de R$ 330,00. Brasileiros têm desconto de 50%, custando R$ 165,00. Nos dois casos a validade é de 10 (dez) dias.

Quem é isento?

Brasileiros menores de 12 anos de idade e maiores de 60 anos de idade - mediante documentação comprobatória;

Moradores regularizados de Fernando de Noronha - mediante apresentação da carteira de morador permanente/temporário ou comprovante de isenção de TPA por período maior que 90 dias;

 

Parentes em 1º grau de moradores regularizados de Fernando de Noronha - pai/mãe, sogro(a), filho(a), enteado(a) e cônjuge, mediante documentação comprobatória.

 

Pessoa a serviço autorizada - servidor de órgão público, instituição privada ou de morador, que tenha obtido isenção do imposto migratório TPA, concedida pelo órgão Distrital Estadual responsável (ATDEFN).

 

Pesquisadores com licença SISBio.

Acesse o link a seguir para mais detalhes em relação à documentação exigida para cada categoria e as especificidades do serviço autorizado.

Informações conforme Portaria ICMBio nº 615/2021

Quais áreas eu posso acessar com o ingresso?

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha representa 70% do arquipélago. Para acessar todos os atrativos de visitação localizados dentro dessa área é preciso adquirir o ingresso.

 

No mapa abaixo você vê a divisão entre a APA e o Parnamar, marcada pela linha vermelha.

Fernando de Noronha - Mapa Arquipélago - Site Noronha
Fernando de Noronha - Mapa da Ilha Botão - Site Noronha

Isso significa que você precisa comprar o ingresso para acessar:

Baía do Sueste

 

Forte São Joaquim do Sueste

 

Ponta das Caracas

 

Praia do Leão

 

Praia da Caieira

 

Baía dos Golfinhos

 

Praia do Sancho

 

Baía dos Porcos

Trilha do Capim Açu*

 

Enseada do Abreu*

 

Praia da Atalaia*

 

Trilha Pontinha Caieira*

 

Morro São José*

Pontos de mergulho autônomo

EXCLAMAÇÃO SITE NORONHA.png

*Atrativos que precisam de agendamento.

Agendamento

O que é o agendamento de atrativos?

Os atrativos marcados com asterisco* nas listas anteriores são trilhas que contemplam piscinas naturais. Para que você tenha a oportunidade de visitá-las é preciso realizar o agendamento prévio de acordo com as vagas de cada dia. O número máximo de vagas foi pré-determinado pelo Estudo de Capacidade de Suporte, e a disponibilidade dessas vagas varia de acordo com a janela de maré baixa, que dura, em média, 4h por dia.

[entenda como consultar uma tábua de maré]

 

O procedimento de agendar vagas foi instituído a partir da necessidade de proteger esses ambientes mais sensíveis. Formadas durante os períodos de maré baixa, as piscinas naturais funcionam como berçários em que a vida marinha se desenvolve. Com uma grande variedade de peixes, algas e corais, costumam ser locais ideais para contemplar a biodiversidade local.

 

Além de supervisionar o número de pessoas que acessa essas piscinas por dia, o ICMBio limita a maioria das piscinas para o banho de flutuação obrigatório (uso de colete, máscara e snorkel) e a contratação de condutores cadastrados pelo órgão para a realização de algumas das trilhas.

Faixa Piscinas Naturais_Site Noronha.png

Como funciona o agendamento?

PASSO 1 | Tenha o ingresso em mãos. Não é possível realizar o agendamento sem o ingresso. 

Caso a compra tenha sido feita pelo site, é preciso validar esse ingresso na bilheteria ou em um dos Postos de Informação e Controle (PIC).


Quer fazer o agendamento para terceiros? Basta ter o ingresso deles em mãos (a foto do ingresso no celular também serve).

 

PASSO 2 | Com o ingresso em mãos, dirija-se ao Centro de Visitantes, no Boldró. Das 15h30 às 16h acontece a distribuição de senhas de acordo com a ordem de chegada.

PASSO 3 | Das 16h às 16h20 você assiste a uma palestra no auditório do Projeto Tamar (ao lado do Centro de Visitantes) para entender melhor cada trilha.

PASSO 4 | Das 16h30 às 19h o agendamento fica liberado para acesso por meio dos totens de autoatendimento.

Caso não consiga chegar a tempo para retirar a senha no Centro de Visitantes, você poderá retirar no auditório do Tamar ou após a palestra, por ordem de chegada e se houver senhas disponíveis. 

Fernando de Noronha - Exclamação Ícone - Site Noronha

Fique atento às regras escritas no verso do voucher de agendamento. É importante respeitar o horário agendado! Aconselhamos chegar com cerca de 20 minutos de antecedência. 

Quais atrativos exigem agendamento?

Os seguintes atrativos só podem ser visitados mediante agendamento prévio:

 

Trilha do Capim Açu - Enseada dos Abreu - Piscina da Atalaia - Trilha Pontinha Caieira - Trilha Atalaia Pontinha Caieira - Morro São José.

Quais atrativos exigem contratação de condutor?

Os seguintes atrativos só podem ser visitados mediante agendamento prévio e contratação de um condutor de visitantes cadastrado pelo ICMBio:

Trilha do Capim Açu - Trilha Pontinha Caieira - Trilha Atalaia Pontinha Caieira - Morro São José (modalidade a nado).

 

Durante o agendamento, o sistema irá lhe perguntar se você já tem um condutor cadastrado. Caso não tenha, não se preocupe, é só marcar a opção 'não' e seguir com o agendamento. Este questionamento é apenas para lembra-lo que você não será autorizado a realizar a trilha se não estiver acompanhado de um condutor.

 

ATENÇÃO: ao contratar o serviço de um condutor de visitantes para atuar dentro do Parque Nacional Marinho, verifique se ele/ela tem o credenciamento por parte do ICMBio. Acesse a lista de condutores credenciados e não apoie a condução pirata.

E os atrativos da Área de Proteção Ambiental?

Os outros atrativos para visitação em Fernando de Noronha encontram-se na APA. São praias de livre acesso que você tem a oportunidade de conhecer durante sua viagem pelo arquipélago.

Não é necessário comprar o ingresso para acessar:

Cacimba do Padre

 

Praia do Bode

 

Praia do Americano

 

Praia do Boldró

Praia da Conceição

 

Praia do Meio

Praia do Cachorro

Porto de Santo Antônio

Sempre observe a sinalização do local e informe-se sobre as condições do mar antes de entrar na água.