DÚVIDAS
TIRE SUAS
DÚVIDAS
INSTITUCIONAL
- O que é o ICMBio?
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial fundada para formular e implementar políticas públicas ambientais visando proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável.
- O que é uma Unidade de Conservação?
As Unidades de Conservação são áreas naturais relevantes para o Brasil e protegidas por lei. Em Fernando de Noronha existem duas Unidades: a Área de Proteção Ambiental (APA), onde é possível fazer uso sustentável dos recursos naturais — essa é a área onde estão os comércios e residências da ilha; e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, uma área de proteção integral que representa cerca de 70% do arquipélago, incluindo ilhas e ilhotas secundárias.
VISITAÇÃO
- Como comprar o ingresso?
Você pode comprar o ingresso para o Parque Nacional Marinho em locais físicos ou no site. Acesse a página da visitação e saiba como fazer.
- Qual é o valor do ingresso?
Para o público geral o ingresso tem o valor de R$ 358,00. Brasileiros têm desconto de 50%, custando R$ 179,00. Nos dois casos a validade é de 10 (dez) dias.
- Quem tem direito a isenção do ingresso?
Moradores regularizados de Fernando de Noronha; parentes de primeiro grau de moradores regularizados; pessoas a serviço autorizadas e pesquisadores com licença Sisbio. Para saber quais documentos apresentar em cada caso, acesse a página da visitação.
- Quais áreas consigo visitar com o ingresso?
O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha representa 70% do Arquipélago.
Com o ingresso você tem possibilidade de ingressar em algumas áreas marinhas, trilhas, praias e piscinas naturais.
As praias e baías que poderão ser visitadas são: Baía dos Porcos, Praia do Sancho, Praia do Leão, Baía do Sueste*, Enseada do Abreu, Praia do Atalaia e Praia da Caiera.
No Parque também há lindos mirantes, como os da Baía dos Golfinhos, Ponta das Caracas, Forte São Joaquim do Sueste, Buraco da Raquel, Alagado dos Tubarões, Dois Irmãos e Farol da Sapata.
As piscinas naturais do Capim-Açu, Abreu, Morro São José, Pontinha e Caiera** também estão inclusas nos atrativos do Parque.
O ingresso também dá acesso a muitas trilhas que não precisam de agendamento tais como: Golfinho, Golfinho-Sancho, Sancho, Sancho-Mirante dois irmãos, Baia dos Porcos, VOR, Farol, Leão, Ponta das Caracas e Forte São Joaquim do Sueste. Além destas existem as trilhas que precisam de agendamento: Capim-Açu, Atalaia, Abreu, Pontinha-Caiera e Morro São José.
Em relação às atividades na área marinha do Parque, o ingresso também é pré-requisito para realizar mergulho autônomo e passeio de barco, que obedecem a percursos e paradas pré-estabelecidas e só podem ser realizados com operadores autorizados pelo ICMBio.
*Temporariamente fechada para banho de mar, mergulho livre e flutuação.
** Fazem parte da trilha Pontinha-Caiera que deve ser agendada.
- Quais trilhas precisam de agendamento?
As trilhas do Capim-Açu; Abreu; Atalaia; Pontinha-Caieira; Atalaia-Pontinha-Caieira e Morro São José só podem ser acessadas mediante agendamento prévio.
- Como funciona o agendamento?
O agendamento para quem comprou o ingresso presencial é realizado todos os dias no Centro de Visitantes, que funciona de 8h até às 19h. Já o agendamento online é exclusivo para aqueles que adquiriram o ingresso pela internet, no Site do Parque Nacional.
- Quais trilhas precisam de condutor de visitantes?
Os seguintes atrativos só podem ser visitados mediante agendamento prévio e contratação de condutor de visitantes credenciado pelo ICMBio: trilha do Capim-Açu; trilha Pontinha Caieira; trilha Atalaia Pontinha Caieira e Morro São José (modalidade a nado).
- Posso agendar para terceiros?
É possível agendar para terceiros, basta estar com o ingresso deles em mãos (a foto do QR no celular também funciona).
- Por que o horário dos atrativos muda todos os dias?
Para que as piscinas naturais estejam expostas e acessíveis, é preciso que a visitação aconteça perto do horário de pico da maré baixa. Esse horário muda todos os dias e segue o ciclo da lua. Entenda melhor como consultar uma tábua de maré.
- Por que as vagas dos atrativos de agendamento são limitadas?
Todos os atrativos que exigem agendamento são atrativos com piscinas naturais. Isso quer dizer que estamos abrindo para visitação ambientes extremamente sensíveis e importantes para a vida marinha. Essas piscinas tem o fundo coberto de corais - mesmo que você não consiga vê-los por conta da areia, eles estão ali. Os corais são organismos com estruturas sensíveis ao impacto físico; por isso foi determinado um número específico de vagas diárias para cada piscina aberta aos visitantes do Parque Nacional, com base no Estudo de Capacidade de Carga.
- Por que não é permitido tocar no fundo das piscinas?
As piscinas tem o fundo coberto de corais, organismos com estruturas sensíveis ao impacto físico, que pode ser evitado ao realizar o banho de flutuação — com colete salva vidas, máscara e snorkel.
- Alterei as datas da minha viagem, como faço com o ingresso já comprado?
Ao realizar a compra online do ingresso será necessário inserir as datas da sua viagem. Porém, a alteração dessas datas não interfere na validade de dez dias do ingresso, já que os dias só começam a contar a partir do primeiro acesso/ativação do ingresso em um dos Pontos de Informação e Controle do Parque ou na bilheteria do Centro de Visitantes.
- Como cancelo meu ingresso?
Acesse a página de cancelamento de compra de ingresso.
- Vou levar meu drone para Fernando de Noronha, posso levantar voo livremente?
O uso de drone no arquipélago funciona da seguinte forma:
Área de Proteção Ambiental:
não é preciso solicitar autorização ambiental para levantar voo de drone na APA, porém é imprescindível estar atento e seguir todas as normas e exigências dos outros órgãos envolvidos (ANAC e DECEA). Caso a captação de imagem seja para uso comercial, aí sim se faz necessário solicitar
autorização via gov.br.
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha:
o voo de drone na área do Parque é, via de regra, exclusivo para pesquisa e divulgação científica. Nestes casos, é preciso solicitar autorização via gov.br e incluir o documento Sisbio nos anexos.
VOLUNTARIADO
- Como faço para participar do voluntariado no ICMBio Noronha?
Para participar do Programa de Voluntariado no ICMBio Noronha é preciso se cadastrar no Sistema do Programa de Voluntariado e ficar de olho nas chamas abertas. Para saber mais, acesse a página do voluntariado.
- Quanto tempo dura o voluntariado?
O voluntariado no ICMBio Noronha dura três (3) meses.
- Posso ficar menos tempo do que o definido?
Existe a possibilidade de participar do programa como voluntário especial para a produção de conteúdo/produto específico de necessidade da Unidade.
- Quais as minhas atividades como voluntário?
O programa abrange diversas áreas, como auxílio na visitação, no monitoramento e pesquisa, na comunicação, entre outras.
- De quanto em quanto tempo abre chamada para o voluntariado?
O fluxo de entrada e saída do voluntariado é constante. É preciso ficar de olho nas chamadas abertas do Sistema do Programa de Voluntariado.
- Quais as contrapartidas do ICMBio no voluntariado?
O órgão oferece alojamento compartilhado, alimentação completa e cozinha compartilhada, custeio do trecho aérea entre Recife ou Natal até Fernando de Noronha e isenção da Taxa de Preservação Ambiental.
PESQUISA
- Quero fazer pesquisa científica em Noronha, como faço?
Acesse todas as informações necessárias para organizar sua expedição de pesquisa científica em Fernando de Noronha na nossa página da Pesquisa.
- O ICMBio dá apoio de alojamento?
Para fazer uso do alojamento do ICMBio é preciso verificar a disponibilidade com antecedência através do e-mail:
alojamento.noronha@icmbio.gov.br
- Como consigo a isenção de TPA para pesquisador?
A legislação atual isenta de cobrança os pesquisadores à serviço no arquipélago, mas essa isenção não cabe ao ICMBio. Para solicitá-la é necessário que você entre em contato com a Administração da ilha de Fernando de Noronha acessando o site oficial do governo e clicando em Projetos de Pesquisa.
USO DE IMAGEM E USO DE DRONE
USO DE IMAGEM
- Quero gravar um comercial em Noronha, como proceder?
Para captação e uso de imagem comercial de Unidades de Conservação é necessário solicitar a autorização para uso de imagem. O procedimento é encaminhado digitalmente e você pode iniciá-lo acessando o portal Gov.br . Após o cadastro, busque por Autorização de Uso de Imagem em Unidades de Conservação Federal e preencha o formulário com o maior número de detalhes possível.
- Vou captar imagens para o meu blog/site, preciso de autorização?
A captação de imagens para uso pessoal (casamento, noivado, books, formaturas etc.) e matérias jornalísticas está dispensada de autorização desde que ocorra em áreas de visitação permitida, não altere o fluxo da visitação e ocorra em horário normal de funcionamento das Unidades de Conservação.
USO DE DRONE
- Vou levar meu drone para Fernando de Noronha, posso levantar voo livremente?
O uso de drone no arquipélago funciona da seguinte forma:
Área de Proteção Ambiental:
não é preciso solicitar autorização ambiental para levantar voo de drone na APA, porém é imprescindível estar atento e seguir todas as normas e exigências dos outros órgãos envolvidos (ANAC e DECEA). Caso a captação de imagem seja para uso comercial, aí sim se faz necessário solicitar autorização via gov.br.
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha:
o voo de drone na área do Parque é, via de regra, exclusivo para pesquisa e divulgação científica. Nestes casos, é preciso solicitar autorização via gov.br e incluir o documento Sisbio nos anexos.
REALIZAÇÃO DE EVENTOS
- Como faço para realizar eventos em Fernando de Noronha?
O primeiro passo é descobrir se você, de fato, precisa solicitar uma autorização ou se o seu evento está isento de autorização ambiental por parte do ICMBio. Acesse a página de produção de eventos para saber os detalhes.
OUTROS SERVIÇOS
- Quero praticar atividades como kitesurf, canoa havaiana e parapente na área do Parque. Como fazer?
É preciso preencher um formulário a fim de solicitar autorização para realização de atividades de visitação não previstas na área do Parnamar FN - atividades como kitesurf, canoa havaiana, parapente, entre outras. Você deve preencher os campos com o maior número de detalhes possível. Uma cópia do que foi preenchido será enviada por e-mail para nós e para você. Sua solicitação será analisada e iremos lhe responder com o documento - ou não - e as devidas orientações.
- Posso levar meu animal de estimação para Noronha?
É proibida a entrada e importação de animais domésticos em Fernando de Noronha, exceto em casos específicos, como cão guia, animais tutelados por moradores permanentes e servidores públicos transferidos (imitados em um animal com pelo menos 6 meses de vida) e cães policiais. Para essas exceções é necessário obter autorização da ATDEFN (Autarquia Territorial Distrito Estadual de Fernando de Noronha). Além do tutor garantir a esterilização prévia, apresentação de atestado sanitário assinado por médico veterinário, garantir bem-estar do animal, alimentação adequada, higiene e saúde. Os animais devem ter identificação única e permanente, como microchip, brincos e anilhas fixas. Além de uma pessoa física como responsável por sua tutela. Saiba mais acessando o Decreto Distrital nº 007/2022.
- Posso levar meu animal doméstico para a praia?
É proibido a presença e trânsito de animais domésticos de qualquer porte em todas as praias de Fernando de Noronha, sob quaisquer circunstâncias, nos termos do Decreto Distrital nº 005/2017, art.10°, inciso V.
- Posso trazer plantas, mudas e sementes?
A importação não autorizada de plantas, sementes e mudas constitui crime ambiental em Unidade de Conservação, uma vez que coloca em risco fitossanitário a flora do Arquipélago de Fernando de Noronha, sujeitando os responsáveis as sanções cabíveis. Mais informações: PORTARIA AG/ATDEFN N°057/2020.