top of page
  • Writer's pictureICMBio Noronha

ICMBio Noronha inicia revisão geral do Plano de Manejo da APA

Área de Proteção Ambiental cobre a parte urbana da Ilha, além das zonas de recuperação, de proteção da vida silvestre, e de agropecuária


Foto: Victoria Santana


Começaram no dia 29 de janeiro e seguem até abril deste ano as reuniões preparatórias de revisão do Plano de Manejo da APA – Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha, com forte participação popular. As reuniões estão acontecendo por bairros, focando na escuta popular sobre a história de ocupação do bairro, principais problemas enfrentados, desafios e possíveis soluções. 


O Plano de Manejo é o documento norteador de todas as atividades de uso sustentável que podem ser realizadas na Unidade de Conservação, e por isso a participação da comunidade junto ao ICMBio neste processo de revisão é fundamental. Nessa primeira rodada, foram realizadas reuniões para moradores dos bairros de Vacaria, Vai Quem Sabe, Sueste, Boldró e Basinha, Três Paus e Coreia, e contou com a participação ativa dos moradores.


Para a reunião dos moradores o ICMBio conta com o apoio do Grupo de Trabalho do Conselho Consultivo, a articulação da Assembleia Popular Noronhense e os representantes de bairros. Os moradores têm atendido ao chamado, entendendo a importância do momento: “Foi muito boa e produtiva. Gostaria de agradecer a todos os presentes e incentivar que todos compareçam às reuniões. Essa me surpreendeu de forma positiva!” – declarou Tammy Rafaelly, no grupo dos representantes de bairro.


Rossana Santana, analista ambiental responsável por liderar a revisão do documento, comemorou o envolvimento dos participantes: “nos deram uma aula de história e de participação social com o olhar coletivo”. As reuniões seguem uma metodologia nacional para a revisão do plano, criada pelo ICMBio e acessível a todos. Para entender melhor a metodologia de revisão do Plano de Manejo, acesse através do link: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/roteiros/roteiro_metodologico_elaboracao_revisao_plano_manejo_ucs.pdf


A segunda rodada de reuniões começa dia 20/02. A revisão do plano ocorrerá ao longo de 2024. Rossana Santana agradeceu o envolvimento de todos até aqui: “O ICMBio Noronha agradece a cada um dos moradores que estiveram presentes nas reuniões exercendo com resistência e resiliência a sua cidadania.”


Confira o calendário completo das reuniões por bairros:

29/01 - Vacaria

30/01 - Vai Quem Sabe

27/01 - Sueste

01/02 - Boldró e Basinha

05/02 - Três Paus

06/02 - Coreia

20/02 - Quixaba

21/02 - Conceição / Italcable

23/02 - Floresta Nova

26/02 - Floresta Velha 

27/02 - Vila do Trinta

29/02 - Vila dos Remédios

01/03 - Porto


Fotos: Acervo ICMBio




Por Bruna Machado - voluntária comunicação ICMBio Noronha






Comments


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page