top of page
  • Writer's pictureICMBio Noronha

ICMBio planeja combate à vegetação invasora na segunda maior ilha do Arquipélago

Neste último final de semana (1 e 2 de abril) a equipe de Pesquisa do ICMBio Noronha iniciou os campos para coleta de dados sobre as espécies da flora e sua frutificação na ilha Rata, segunda maior do Arquipélago.


Fotos: Bruna Roveri

A pesquisa busca levantar a riqueza das espécies da flora e investigar a relação entre as plantas e uma das espécies invasoras mais danosas à Ilha: o rato (Rattus rattus). Com este levantamento, os pesquisadores vão analisar as fezes dos animais para entender qual a sua dieta alimentar.


Rosana Camilo, responsável pela pesquisa, explica que “além de predar aves, os roedores também se alimentam de diversas plantas e frutos, e podem ser um potencial dispersor de sementes, inclusive de espécies invasoras” - destaca.

Junto ao projeto de restauração da vegetação nativa, a Ilha Rata também está passando pelo processo de desratização, que deve impactar positivamente a biodiversidade do Arquipélago como um todo.


O projeto conta com a parceria do Instituto Tríade e mais recentemente ganhou apoio da Embarcação Albatroz, que está fazendo o traslado dos pesquisadores.








Opmerkingen


Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page