O ICMBio vem dando apoio aos pescadores artesanais de Noronha no cadastramento e regularização da atividade. Mais de 60 pescadores profissionais já foram cadastrados.
Foto: Gabriel Moura
Representantes da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura de Pernambuco (SFPA-PE), vinculada ao Ministério da Pesca e Aquicultura, estão em Fernando de Noronha para uma agenda com os pescadores artesanais da Ilha.
A primeira reunião foi realizada ontem (27) No Palácio São Miguel, sede da Administração da Ilha e contou com a participação da administradora Thallyta Figuerôa, do superintendente federal da pesca e aquicultura de Pernambuco, Fábio Barros, o chefe do NGI Grandes Unidades Oceânicas Júlio Rosa; do Capitão de Mar e Guerra Frederico Albuquerque, da Capitania dos Porcos de Pernambuco; além da gestora do Porto de Noronha Verônica Modesto, do presidente da Anpesca - Associação de Pescadores de Fernando de Noronha, José Orlando de Sousa e de representantes do Instituto Pernambucano de Agronomia - IPA, e de algumas lideranças do setor.
Inicialmente, o foco inicial do trabalho da SFPA-PE é a regularização dos pescadores e das embarcações de pesca, que precisam estar devidamente cadastrados no SISRGP (Sistema do Registro Geral da Atividade Pesqueira). Até então, o apoio aos pescadores e o levantamento de dados da atividade pesqueira vem sendo feito pelo ICMBio Noronha.
Além de fazer o monitoramento pesqueiro embarcado e na praia, através do Programa Monitora, a equipe do ICMBio auxilia os pescadores artesanais de Noronha no cadastramento e regularização. Mais de 60 pescadores profissionais já foram cadastrados.
As reuniões com os pescadores de Fernando de Noronha seguem nestas quinta e sexta-feira (28 e 29 de setembro).
Confira a agenda de atividades:
27/09/2023
15h às 17h – Reunião com Administração de Noronha, ICMBIO, Verônica Modesto (gestora do Porto) e Capitania dos Portos.
Pauta: Apresentar o plano de trabalho da SFPA-PE nos dias de ação
Local: sede da ADM.
19h - Reunião com ANPESCA (sede da ANPESCA)
20h - Apresentação sobre Registro Geral da Atividade Pesqueira
28/09/2023
05h às 12h – acompanhar pescaria com o sr. Danda;
Pauta: Registro da pesca de iscas, pesca nas pedra e pesca embarcada.
19h - Reunião com pescadores para junto ao RGP e convalidação dos dados apresentados no relatório do ICMBIO e cadastramento dos pescadores artesanais.
29/09/2023
08 às 17h - Identificação e registro fotográfico das embarcações ativas e em reparo
Local de encontro: Porto da ilha.
19h - continuação do cadastramento dos pescadores para junto ao RGP e convalidação dos dados apresentados no relatório do ICMBIO.
Tarde – reunião virtual com a prof Silvia Nascimento (monitoramento das algas na ilha para identificar o dinoflagelado que provoca a intoxicação).
30/09/2023
10 às 12h - Reunião com a ANPESCA no Porto para devolutiva das ações realizadas na ilha + órgãos e instituições parceiras.
Fotos da reunião: